Institucional
Conselho Consultivo da APA Delta do Parnaíba (PI, CE, MA) esteve reunido em Cajueiro da Praia PI para sua 3ª Reunião Ordinária
29 de dezembro de 2016
0

Nos dias 29 e 30 novembro, na Base Peixe-Boi, no município de Cajueiro da Praia, o Conselho Consultivo da APA Delta do Parnaíba realizou sua 3ª reunião ordinária do ano. Logo na abertura da reunião os conselheiros do núcleo municipal de Cajueiro da Praia, apresentaram o município e algumas de suas características naturais e belezas.

Além disso,foi feito um resgate das atividades que ficaram para os conselheiros fazerem após a reunião do município de Tutoia, no estado do Maranhão. Como por exemplo definições de temas importantes dentro do contexto da APA que poderiam fazer parte de uma câmara temática no conselho.

Para compor as câmaras temáticas foram definidos os seguintes temas: Tratamento de Resíduos Sólidos; Gestão integrada da Orla; Gestão de Recursos Pesqueiros; Ordenamento e Gestão do Turismo; Expansão de Parques Eólicos e Caça.  Após um processo de discussão na plenária, os conselheiros aprovaram duas câmaras temáticas, sendo: Gestão de Recursos Pesqueiros e Ordenamento e Gestão do Turismo, sem desconsidera a importância dos demais temas, no entanto os dois temas foram colocados como principais para duas primeiras Câmaras constituídas no Conselho, ficando como conselheiros responsáveis para fazer a articulação de instituições e pesquisadores sobre Gestão de Recursos Pesqueiros, ficaram: Luciano Galeno (Comissão Ilha Ativa – CIA), Camilla Carvalho (IBAMA – Piauí) e Gabriela Ramires (Aquasis – CE). Para a articulação de Ordenamento e Gestão do Turismo, ficaram os conselheiros: Adilson Castro (Secretaria de Turismo de Ilha Grande), Altieres (Capitania dos Portos – Piauí).

As Câmaras Temáticas são espaços/fóruns constituídos de especialistas, pesquisadores que irão subsidiar as decisões sobre as temáticas que compõe cada câmara, no caso das duas aprovadas pelo conselho. O intuito é convidar instituições e pesquisadores dos três estados que fazem parte da APA para iniciarem em breve discussões sobre Turismo e Gestão Pesqueira distintamente, pois considerou que ainda é incipiente informaçõestécnicas sobre as duas temáticas, sabendo-se do potencial e dificuldades de entendimento para tomada de decisões dessas atividades dentro do território da APA Delta do Parnaíba.

Outro ponto apresentado foi que têm cadeiras vagas no conselho, sendo importante fazer os preenchimentos dessas vagas. Na ocasião foram citadas algumas instituições, organizações que serão convidadas se tem interesse em compor o conselho da APA Delta.

No final do primeiro dia os conselheiros foram divididos em grupos para colocar, sugerir quais atividades irão compor o plano de trabalho do conselho para 2017. Nas discussões e sugestões dos grupos, foram colocados desde visitas as novas gestões públicas, articulação para apoiar a criação e ativação dos conselhos municipais de meio ambientes, além de outras atividades.

No segundo dia de reunião, logo pela manhã alguns conselheiros visitaram um estuário do Timonha e Ubatuba. No início das discussões na plenária do conselho, onde os conselheiros aprovaram o plano de trabalho para 2017 para o Conselho. Na sequência foi colocado que seria necessário aprovar os nomes dos conselheiros para acompanhar o planejamento da elaboração do Plano de Manejo da APA, ficando eleitos pelos conselheiros os seguintes nomes: Luciano Galeno (Comissão Ilha Ativa) titular, Gabriela Ramires (Aquasis – CE) titular, Rodrigues (Tutoia – MA) 1º suplente e Élcio (Sebrae – PI) 2º suplente. No final dos trabalhos foi definido o local da primeira reunião do conselho de 2017, sendo aprovado que será no município de Agua do Doce.  Além disso, ao final da reunião os conselheiros presentes de Agua Doce informaram que após muita discussão na Câmara de Vereadores de Agua Doce, foi aprovado uma lei que proibi uso da rede de zangaria em várias áreas do município. Fato que os conselheiros ficaram muitos felizes pela iniciativa, sendo uma iniciativa a ser pensada também sobre outras situações ambientais, buscando uma maior conservação ambiental.