

O projeto FaunaMar atua desde 2013 no litoral oeste do Ceará: e estuário dos rios Timonha e Ubatuba, divisa do Ceará e Piauí, promovendo a conservação da fauna marinha e ecossistemas marinho e costeiro, por meio de pesquisa, educação, envolvimento comunitário e geração de renda.
A equipe técnica é composta por biólogos, pedagogos, veterinários, estudantes do curso de Ciências Biológicas e membros das comunidades.
Nossas ações acontecem em 14 municípios, sendo 13 no estado do Ceará (Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Itarema, Acaraú, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru e São Gonçalo do Amarante) e um no Piauí, em Cajueiro da Praia.
Além disso, atuamos em quatro Unidades de Conservação Ambiental, incluindo a APA Delta do Parnaíba (federal) e três APAs municipais em Camocim (CE): APA da Praia de Tatajuba;
APA da Praia do Maceió;
APA Ilha da Testa Branca.
Atualmente, contamos com o apoio da The TurtleMan Foundation e empresas locais. Dentre as atividades, realizamos monitoramento de praia, com registro de encalhes vivos e mortos; proteção de ninhos e acompanhamento do nascimento de filhotes; acompanhamento das artes de pesca que interagem com as tartarugas marinhas; e atividades de educação ambiental, sensibilizando as comunidades para a importância de proteger os quelônios marinhos e seus ecossistemas.
O Projeto FaunaMar é realizado em parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e executado pela Comissão Ilha Ativa.
Parceria:
