Quem Somos

A Comissão Ilha Ativa (CIA) nasceu de uma demanda local dos moradores de Ilha Grande (PI), em 21 de abril de 2006, para discutir e propor soluções aos problemas do município. O desejo de um grupo de lideranças de diversas associações de lutar pela participação da população diante de questões políticas e administrativas passou a se concretizar com a realização de manifestações públicas, denúncias e o acompanhamento político-financeiro. Desde 2010 a CIA vem desenvolvendo projetos, participando de conselhos, comissões e comitês, realizando pesquisas e, principalmente, apoiando grupos organizados numa busca constante pela construção de parcerias com instituições locais. A organização também capacita sua equipe técnica nas temáticas de geração de trabalho e renda, conservação e preservação ambiental, educação ambiental, organização e inclusão social e cidadania.

Em 2011 a CIA ampliou sua área de atuação para a APA Delta do Parnaíba (PI, CE e MA) com a finalidade de propor, coordenar, organizar e executar ações que fomentem a melhoria das condições sociais, econômicas, culturais e ambientais da população local, a partir da participação desta como sujeito de sua própria história. Nos anos de 2014 a 2016 foi fortalecida a pesquisa para a conservação do meio ambiente e a ação de assessoria técnica para  companhamento de grupos organizados. Neste sentido, a CIA executou os projetos ‘Conservação do Mero (Epinephelus itajara)’, ‘APA Viva’, ‘Memória e Contação de História’ e ‘Ilha Verde e Sociobiodiversidade da Ilha’. Atualmente, a instituição vem executando atividades com foco em biodiversidade, recursos naturais e populações tradicionais, com os projetos ‘FaunaMar: conservação de tartarugas marinhas‘, ‘Pesca Solidária‘, ‘Ilha Sustentável‘ e ‘Robalo para Sempre‘. A CIA busca atuar junto às organizações comunitárias da região da APA Delta do Parnaíba (PI, MA e CE), procurando construir com estas o desenvolvimento local sustentável. Ou seja, um modelo que valorize o conhecimento local e avance com conteúdo técnico, promovendo troca de saberes e visando garantir o desenvolvimento tradicional das comunidades envolvidas. As atividades e projetos realizados têm um enfoque socioambiental, valendo-se da força do meio ambiente e da sua conservação. Todas as ações são construídas e discutidas coletivamente com associações, grupos organizados, comunidades e suas lideranças, tendo como objetivo final a organização comunitária, a geração de renda, Educação e conservação ambiental.

CIA is an NGO that aims at advising traditional communities of Delta do Parnaíba environmental protection area, promoting for them economic, social, cultural and environmental conditions to local development.

Area of activities: the coast of the state of Piauí and surroundings with limits defined by Delta do Parnaíba environmental protection area.

Diretoria (2023-2025):

Presidente: Liliana Oliveira Souza

Vice-presidente: Kesley Paiva da Silva

Secretária: Rosangela Maria dos Santos Barros

Subsecretário: Ismael Cavalcante de Sousa

Tesoureiro: Mario Lúcio de Moraes Damasceno

Subtesoureiro: Rodrigo Lima


Conselho Fiscal 

Conselheiro 1: Ana Maria Brandão de Oliveira

Conselheiro 2: Antônio Júlio Marques de Araújo

Conselheiro 3: Francisco Costa Gomes

Conselheiro 4: Luciano Silva Galeno

Conselheiro 5: Waldemar Justo do Nascimento Neto

Conselheiro 6: Raimundo José dos Santos