No último dia 24 de novembro, a Comissão Ilha Ativa – CIA recebeu das mãos do vereador Carlson Pessoa, medalha de Honra ao Mérito Legislativo Municipal, pelos relevantes trabalhos prestados à cidade de Parnaíba-Piauí.
A entrega da honraria foi projeto apresentado pelo vereador Carlson Pessoa e apoiado por unanimidade pelos representantes do Legislativo. Na ocasião, fizeram parte da mesa de honra o represente da Prefeitura Municipal de Parnaíba, Dr. Waldir Aragão, vereador Bernardo Lima, vereador Carlson Pessoa e o chefe do Batalhão de Policia Militar, que parabenizaram a instituição e os biólogos pelo mérito recebido.
“Eu sou o vereador que menos entrego honrarias do Mérito Legislativo Municipal, pois só faço a quem realmente merece. E a Comissão Ilha Ativa, pelo brilhante trabalho realizado em nosso litoral merece todas as honrarias e homenagens que a população piauiense possa oferecer. O meu interesse de entregar uma medalha para a CIA e aos biólogos foi despertado na ocasião de um encalhe de peixe-boi. Todos eles, muito empenhados em salvar um animal ameaçado de extinção me tocou profundamente, pois ver profissionais tão dedicados com o nosso planeta é gratificante. O trabalho realizado em prol da conservação e das comunidades ainda precisa ser mais e mais escoado, pois toda boa ação merece e deve ser divulgada. Parabéns à Comissão Ilha Ativa e muito obrigado, por todos os trabalhos prestados ao nosso município”, comenta o vereador Carlson Pessoa.
Os biólogos Liliana Oliveira, presidente da Comissão Ilha Ativa e Waldemar Justo Neto, atualmente Chefe do Parque Nacional de Sete Cidades, também foram homenageados, recebendo Medalhas de Honra ao Mérito pelos trabalhos prestados, voltados às ações de conservação das espécies ameaçadas de extinção e às comunidades.
Os homenageados foram convidados a usar a tribuna e fazer uso da palavra para apresentações: “Hoje me sinto honrada e orgulhosa duas vezes: a primeira pela CIA e a segunda por mim. A instituição existe há 11 anos e desenvolve trabalhos na APA Delta do Parnaíba, lutando frente às questões sociais, educação ambiental, conservação ambiental e tantas outras causas. Isso é o que estimula as pessoas envolvidas na instituição. Ver seu trabalho reconhecido, recebendo uma medalha de honra por essas ações, as vezes tão difícil. A luta não é fácil! Enfrentar um sistema e tentar empoderar as comunidades para defender seus direitos, hoje tão desvalorizados, não é uma tarefa fácil. Mas são essas dificuldades que nos fazem ter entusiasmo a continuar. E a missão da CIA é de estar sempre junto às comunidades, é unir forças a elas, lutando pelos seus direitos, é sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente e tentar mostrar que é possível caminhar ser humano e meio ambiente em uma sintonia harmoniosa”, comenta Liliana, presidente da CIA.
“Falando como profissional, só tenho a agradecer pela homenagem. E dizer que essa medalha não é só minha, não foi conquistada apenas por mim. Ela pertence a todos que ajudaram a fazer o meu trabalho algo prazeroso e de sucesso. A medalha é também dos pescadores que me ensinam tanto, de todas as comunidades, é dos meus parceiros de atividade com peixe-boi, Nathalya, Nara, Claudio, Kesley, que estão sempre dispostos a tudo, e pertence a minha família, que é minha base de tudo que sou. Só posso dizer muito obrigada”, complementa Liliana.
“Essa medalha é consequência das oportunidades, dos ensinamentos, das contribuições que recebi, desde quando fui aprovado para ser estagiário e voluntário da CIA, no projeto Senhor das Pedras. O profissional que sou, e se hoje estou à frente de um parque nacional da maior instituição de conservação do Brasil, no caso o ICMBio, é devido as oportunidades que a CIA me deu. Só me resta agradecer. Obrigada vereador Carlson pela homenagem”, afirma Waldemar Neto, Chefe do Parque de Sete Cidades-ICMBio.
A CIA agradece a Câmara Municipal de Parnaíba e a população pelo reconhecimento de seus trabalhos e acredita que juntos é possível desenvolver ações para o desenvolvimento da sociedade. Todo mérito recebido pela instituição é valioso e de grande orgulho, pois as oportunidades que os parceiros e principalmente as comunidades oferecem é o que garante o sucesso das ações. As comunidades precisam ser mais vistas, de mais espaços e seus direitos reconhecidos e respeitados. Essa a luta que travamos incansavelmente.
Para o atendimento do peixe-boi encalhado, diversas instituições e pessoas da comunidade contribuíram. Assim, a CIA agradece ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nas pessoas de Patrícia Claro, Silmara Erthal, Ana Célia e Heleno Santos, que executou o resgate em conjunto com a CIA. Também agradece quem contribuiu diretamente: Governo do Estado do Piauí, na pessoa de sua Excelência Wellington Dias; Deputado Estadual Dr. Hélio e sua esposa Tatiane Cabral; ao Superintendente do Meio Ambiente Dr. Carlos Moura Fé; ao Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho;,; Programa Peixe-boi-Cepene e Base de Itamaracá, nas pessoas de Leonardo Messias, Iara Sammer, Fernanda Niemeyer e Fabio Cunha; Aquasis; Agência de Defesa Agropecuária do Piauí; Prefeitura de Luis Correia, na pessoa do excelentíssimo prefeito Kim do Caranguejo e o Secretário da Pesca, o senhor Cajado; ao grupo Lameiros, na pessoa de Guilherme Pontes e Débora Pontes; a Souza e Santos assessoria, na pessoa de Lourdes Souza e Eliesio Santos; Base Peixe-boi de Cajueiro da Praia e todos os seus funcionários, João Filho, Ramom Maia, Adecilio Sousa, Francisco Marcio, José Carlos, André Dourado, Edleuda Queiroz; ao senhor Claúdio Ferreira de Sousa; à senhora Rebeca Araújo Machado; ao senhor Leone Freitas; toda a equipe do Gabinete Militar; à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, na pessoa do Prof° Mário; ao Grupo Lameiros; ao Batalhão da Policia Militar; ao fotógrafo e jornalista Chico Rasta Brandão e sua esposa Gelma Rodrigues; ao fotógrafo Gelson Catatau; aos turistas e moradores de Luís Correia; ao Instituto Tartarugas do Delta, à administração do aeroporto internacional de Parnaíba, à toda a imprensa do estado do Piauí.