Os pescadores e pescadoras artesanais estiveram reunidos entre os dias 23 e 25/08/2019, na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí na III Assembleia Estadual do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais no Piauí (MPP-PI) em conjunto com a Articulação Nacional das Pescadoras no Piauí (ANP). A Assembleia teve como tema: “Pescadores e Pescadoras na Luta e Resistência pelos Direitos no Território”. Estes pescadores e pescadoras vivem em diversos territórios tradicionais ao longo dos rios Parnaíba e Longá, onde existem várias lagoas, manguezais e ilhas do Delta e no litoral do Piauí e divisa com o Maranhão.
A assembleia foi um momento para fortalecer a organização dos pescadores e pescadoras, pois além de discutirem atual conjuntura da pesca e perdas de direitos tirados pelos últimos governos. Os pescadores buscam nessa adversidade fortalecer os processos participativos de garantia dos territórios e direitos das comunidades.
Assim, os pescadores e pescadores e instituições apoiadoras do encontro como, CESE, Conselho Pastoral dos Pescadores, Comissão Ilha Ativa, Colônia de pescadores Z-7, Secretaria de Pesca e Aquicultura de Luís Correia – PI, Rare Brasil, Articulação Nacional das Pescadoras (ANP-Piauí), Associação de Moradores do Carnaubal, Associação de Pesadores e Pescadoras Artesanais de Parnaíba (ASSPEAPA), Sindicato dos Pescadores de Murici dos Portelas, Associação das Marisqueiras da Ilha Grande estiveram apoiando esse processo de mobilização e articulação, pois todos acreditam que no cenário atual da pesca e sobre os pescadores e pescadoras somente com luta e estratégias será possível garantir os direitos e pescarias mais sustentáveis com uma efetiva gestão pesqueiras nas aguas do Brasil.