No último dia 23/12, o Projeto Pesca Solidária, executado pela Comissão Ilha Ativa – CIA, e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBIO, foram acionados para o atendimento de um encalhe de peixe-boi na praia do Morro Branco, Cajueiro da Praia-PI. Na ocasião foi constatado que tratava-se de um filhote. Logo percebeu-se que a mãe estava no local e acompanhada de outro filhote, possivelmente gêmeo.
Após verificação, o animal foi reintroduzido no local de origem, que junto à mãe e o irmão, deslocaram-se para outra área. As praias próximas ao local foram monitoradas durante a noite (23) e dia (24), para um possível retorno do animal à praia. Além disso, as equipes mantiveram contato com pescadores e moradores, levantando e repassando informações. Os técnicos acreditam que devido às altas marés e possivelmente ter um irmão gêmeo (caso raro), o animal desprendeu-se da mãe e veio a encalhar.
Na tarde de quinta-feira, 25, o filhote foi localizado por moradores na Praia da Barrinha, no município, entretanto, sem vida. As equipes realizaram os procedimentos de biometria, confirmaram o sexo (fêmea), avaliaram o corpo e em seguida, foi enterrado.
A equipe do projeto está também disponível neste período de fim de ano para os resgates de peixe-boi marinho. Neste caso, entrar em contato: (86) 99407-1824/(86) 98134-2001.
As ações do Projeto Pesca Solidária têm apoio da Farm.