Institucional
Comissão Ilha Ativa renuncia ao CONAMA
12 de agosto de 2020
0

Após reunião e avaliação da Diretoria, a Comissão Ilha Ativa-CIA deliberou em RENUNCIAR seu assento no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Essa renúncia parte do princípio que o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) tem passado por uma reestruturação sistemática e negativa, sendo o CONAMA parte dessa. Entende-se que a forma de condução da pauta ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem mostrado pouquíssimo diálogo com setor socioambiental, transparência e equidade entre as representações no conselho.

Além disso, diversos atos publicados de flexibilização das normas ambientais brasileiras têm causado duras críticas do setor ambientalista, bem como dos setores empresariais, setores de investidores internacionais e nacionais mostrando que o governo, por meio do MMA, tem conduzido errado as politicas/ações de preservação, conservação e desenvolvimento equilibrado do patrimônio natural Brasileiro.

Assim, não tem sentido continuarmos nesse espaço do CONAMA com essa condução feita. Espera-se que o MMA mude sua condução e postura para não entrarmos em uma crise ambiental irreversível, para gerações presentes e futuras do Brasil e do planeta.