Na manhã de ontem (13), em Camocim-CE, o #FaunaMar registrou uma ocorrência inédita no município: filhotes de tartaruga-verde (Chelonia mydas), também conhecida como aruanã. O ninho foi localizado pelo parceiro Paulo Martins, na praia Barra dos Remédios e monitorado pelo projeto ao longo do seu período de incubação.
Nesta quinta-feira, durante avaliação do conteúdo do ninho, foram encontrados três filhotes vivos, que logo após a identificação da espécie seguiram para o mar. No total, 131 tartaruguinhas nasceram e 10 não se desenvolveram.
Segundo a bióloga Kesley Paiva, no Brasil, as tartarugas verdes têm como áreas de desova as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha (PE), Atol das Rocas (RN) e Trindade (ES), porém há registros esporádicos em outros pontos do país.
“Em abril, fomos informados pela Fazenda Moreia sobre uma fêmea de tartaruga-verde que havia desovado na praia das Imburanas, porém o ninho ainda está em desenvolvimento e sendo acompanhado. Os filhotes da Barra dos Remédios, são os primeiros da espécie registrados na nossa área de atuação”, disse Kesley.
A tartaruga-verde (C. mydas), assim como as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, encontra-se na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, sendo classificada com status de vulnerável. A espécie também consta na Lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), com status “Em perigo”.
O Projeto FaunaMar agradece a esquipe pelo monitoramento constante do ninho, em especial ao pescador Chaguinha da praia do Xavier e Antônio da praia da Barrinha; ao parceiro Paulo Martins da Etremo Nordeste, pelo apoio nas ações de proteção aos ninhos e a todos os colaboradores dos municípios da área de atuação do FaunaMar (Cajueiro da Praia, no Piauí, Chaval, Barroquinha e Camocim, no Ceará).
O Projeto FaunaMar tem apoio do Fundo Casa Socioambiental e Farm.