No último sábado, 18, aconteceu o evento “Dia Mundial de Limpeza de Praia”. A ação envolve mais de 180 países e mobiliza 50 milhões de voluntários para a coleta de resíduos sólidos. O movimento tem como objetivo recolher os resíduos, sensibilizar as populações sobre o uso e descarte correto, cuidar do meio ambiente.
A Comissão Ilha Ativa-CIA, por meio dos projetos FaunaMar e Pesca Solidária, esteve presente simultaneamente em três áreas: municípios de Camocim e Barroquinha, no Ceará; e Cajueiro da Praia, localizado no Piauí.
No município de Camocim, na praia do Maceió, a ação aconteceu em conjunto com os parceiros: Capitania dos Portos/Agência de Camocim-CE, Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Camocim, Coletivo Humanáuticos, Instituto Zé Alberto, Associação dos Moradores, Amigos da Praia do Farol e moradores.
Imagem: Capitania dos Portos/Ag. Camocim
Segundo a bióloga Iara da Hora, a praia do Maceió é uma importante área de desova de tartarugas marinhas, que vem sendo monitorada pelo projeto FaunaMar. “Anualmente as fêmeas escolhem esta área para realizar sua postura. Neste ano, durante o período reprodutivo, encontramos filhotes presos em pedaços de nylon, dentro e foram do ninho. Devido ao volume de lixo e por ser um dos principais pontos de reprodução do município, sugerimos este local para serem recolhidos os resíduos”.
O Sargento Walney Brito, da Capitania dos Portos/Agência de Camocim-CE, observou que nesta área os itens recolhidos em sua maioria têm origem de apetrechos de pesca. São redes de nylon, cordas e isopor.
Em Barroquinha-CE, uma equipe da CIA esteve junto à Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, APA Delta do Parnaíba/ICMBio, moradores e pescadores. O local onde foram recolhidos os resíduos está situado no Pontal das Almas e faz divisa com o Piauí. Como resultado, foram retirados do ambiente cerca de 39 sacos de garrafa pet que serão destinadas à reciclagem. A bióloga Kesley Paiva, da CIA, relata que a região recebe um grande volume de lixo trazido pelas marés. Em todas as campanhas de limpeza realizadas neste local, verificamos que 90% do lixo recolhido é garrafa pet”.
Imagem: Comissão Ilha Ativa-CIA
No município de Cajueiro da Praia-PI, a praia da Lama foi o local selecionado para o recolhimento dos resíduos. A limpeza contou com a presença de pescadores, marisqueiras e moradores, que utilizam a área, a APA Delta do Parnaíba/ICMBio e vereadora Dedeu Martins. A área pertence ao complexo estuarino dos rios Timonha e Ubatuba, importante local abrigo, reprodução e alimentação de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi marinho, cavalo-marinho, tartarugas marinhas e outros.
De acordo com Kesley Paiva, a ação teve grandes resultados. “Estamos felizes pelas parceiras que vem sendo estabelecidas e fortalecidas, pelo volume de lixo recolhido do meio ambiente, mas também pelo envolvimento cada vez maior da população. É um sinal de que estamos no caminho certo”.
Imagem: APA Delta do Parnaíba/ICMBIO
A Comissão Ilha Ativa agradece aos parceiros e apoiadores:
Aos moradores, pescadores, marisqueiras dos municípios de Camocim-CE, Barroquinha-CE e Cajueiro da Praia-PI
APA Delta do Parnaíba/ICMBio
Capitania dos Portos/ Agência de Camocim-CE
Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Camocim/ Prefeitura Municipal de Camocim-CE
Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia-PI
Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca de Barroquinha/Prefeitura Municipal de Barroquinha-CE
Coletivo Humanáuticos
Instituto Zé Alberto
Associação dos Moradores Amigos da Praia do Farol e moradores
Deputado Estadual Piauí Dr. Hélio
Vereadora Dedeu Martins – Cajueiro da Praia-PI