Institucional
Filhote de peixe-boi encalhado no litoral piauiense é transferido para Itamaracá-PE
4 de maio de 2022
0

No último dia 27, pescadores encontraram um filhote de peixe-boi fêmea encalhado na praia de Macapá, município de Luís Correia, Piauí. Imediatamente, equipe da Comissão Ilha Ativa-CIA foi acionada para o resgate do animal. A ação foi realizada pelos técnicos da ONG, em parceria com a Prefeitura de Luís Correia-PI, representada pelo Biólogo Airton Janes.

 Imagem: Comissão Ilha Ativa

O animal, batizado de “Whind”, foi transferido para a Base Peixe-Boi/ICMBio, em Cajueiro da Praia-PI, onde passou três dias sob os cuidados dos técnicos da CIA e Base Peixe-Boi/ICMBio.  Tratava-se de uma fêmea que media 129 cm de comprimento total. Por meio de avaliação, foi verificada desidratação, sinais de estresse, além de marcas e cortes em sua pele, possivelmente causados por colisão com embarcação. Também foi estimado o tempo de vida (média de 4 a 5 dias) e a presença de resíduos de cordão umbilical.

Acredita-se que a colisão com embarcação fez o filhote desprender-se da mãe e por ser totalmente dependente de sua progenitora, acabou encalhando em uma croa próxima a foz do Rio Camurupim, que forma o estuário na região do Macapá.

Imagem: Tiago/Lidiane

A bióloga da CIA, Liliana Souza explica que é possível que o animal tenha nascido no estuário Camurupim/Cardoso, mas que houve deslocamento dos indivíduos para outra área, que teoricamente poderia ser mais segura. “As fêmeas buscam o estuário para parir por ser um local mais calmo. O que entendemos é que a mãe e o filhote se afastaram desse local em que parem seus filhotes, em busca de uma área mais tranquila, visto que naquele local em que estavam, perceberam um grande fluxo de embarcações, não sentiam-se seguros”.

Nas dependências da Base Peixe-Boi, o animal foi acomodado em uma piscina. No primeiro dia, recebeu soro para reidratação, sendo administrado via oral com auxílio de mamadeira. Nos dias seguintes, a dieta passou a ser de leite de soja, sem lactose, a cada três horas.

Imagem: Comissão Ilha Ativa

Na manhã do dia 29 de abril, o filhote foi transferido para o Centro de Reabilitação em Itamacará-PE e ficará sob a responsabilidade do Centro de Mamíferos Aquáticos-CMA, instituição que atua há mais de 30 anos na conservação desta espécie. Whind foi transferida de avião, cedido pelo Governo do Estado do Piauí e acompanhada pelo Chefe da Base Peixe-Boi/ICMBio Bruno Vinícius da Silva e pelo técnico do ICMBio, Matheus Silva.

“O filhote ficará por um longo período no Centro de Reabilitação, até que esteja apto a retornar ao ambiente natural e assim cumprir seu papel na natureza. Além de Whind, outros dois peixes-boi (Mocinha e Leno), encalhados no Piauí, foram resgatados pela CIA e ICMBio; e transferidos para o Centro de Itamaracá-PE. Estes, estão aguardando o momento para a soltura”, disse Liliana.

 

Imagem: Comissão Ilha Ativa

Por que Whind?

O filhote recebeu esse nome em homenagem ao humorista Whinderson Nunes. A homenagem, deve-se ao fato de a espécie ser extremamente carismática. O peixe-boi marinho também é patrimônio natural do Piauí desde 2016. O humorista Whinderson Nunes, tem grande carisma, levando alegria e mensagens de esperança por um mundo melhor. Representa o Piauí e povo piauiense; e patrimônio cultural, do qual seu povo se orgulha.

Agradecimentos:

Às todas as comunidades de nossa área de atuação. Sem a participação de vocês, as vitórias em prol da conservação marinha, não teriam os resultados alcançados.

Aos pescadores Lidiane e Tiago do Macapá, que não mediram esforços para proteger e cuidar do nosso filhote;

Aos pescadores Reginaldo, Dark, Lora, Nanan, por cuidarem tão bem da equipe.

À equipe da AQUASIS-Ceará, por todo apoio, orientação e disponibilização para receber Whind;

Ao Centro de Mamíferos Aquáticos-CMA, por ser apoio constante no recebimento dos filhotes do Piauí, sempre com total cuidado e compromisso;

À Prefeitura de Luis Correia e ao biólogo Airton Janes, pelo apoio;

Ao ICMBio/Base Peixe-Boi, em especial: Adriano, Bruno, Matheus, Marcinho, André, João, Adecílio, Edmar, Edvan, Ramon, Ceiça, Luzanira. Equipe que não mede esforços para proteger o patrimônio natural;

À Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí;

À Assembleia Legislativa do Piauí, mais precisamente à Deputada e ambientalista Teresa Brito, pelo apoio no transporte da nossa bebê Whind;

Agradecimento especial ao Governo do Estado do Piauí e à Governadora Regina Sousa, que atendeu prontamente a solicitação do avião para transferência de Whind, se mostrando sensível às questões ambientais.