Institucional
Pintada, peixe-boi fêmea é resgatada na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba-PI
10 de fevereiro de 2023
0

No dia 06 de fevereiro, comunitários da praia Pedra do Sal, informaram ter avistado pela manhã, um peixe-boi na região costeira da praia Pedra do Sal, em Parnaíba, onde imediatamente informaram a equipe da CIA.

A CIA deslocou-se até a Pedra do Sal, apoiando a ONG AQUASIS, instituição responsável pelo monitoramento, pesquisa e conservação de mamíferos aquáticos no Ceará. No local, foi confirmado que o animal se tratava da Pintada, peixe-boi reintroduzida pela AQUASIS, que havia perdido seu transmissor no dia 26 de janeiro, e até então, as informações sobre o animal, eram obtidas por meio de conversas com população em geral.

Pintada é um peixe-boi fêmea, que encalhou ainda filhote, na região do Ceará, e foi resgatada pela AQUASIS, onde passou vários anos no Centro de Reabilitação de Mamíferos Aquáticos, em Caucaia-CE, onde recebeu todos os cuidados até que estivesse apta a retornar a natureza.

Pintada tem 370 quilos, 8 anos de idade e após duas tentativas de reintrodução a natureza, perdeu seu transmissor e encostou na Pedra do Sal, onde foi resgata pelos técnicos da Aquasis, Comissão Ilha Ativa, ICMBio e pescadores locais.

O animal foi levado para uma nova soltura no estuário Timonha e Ubatuba, especificamente no rio da Chapada, onde recebeu novo cinto de silicone e foi acoplado seu equipamento de localização que havia se desprendido.

Pintada vem sendo monitorada pelos técnicos da Aquasis, com o objetivo de avaliar a interação e comportamento do animal no novo ambiente. “Nossa guerreira permanece no estuário, onde há grande disponibilidade de alimento e outros animais que podem facilitar sua permanência no local”, disse Liliana Souza, coordenadora do Projeto Peixe-boi no Piauí, realizado pela CIA.

Agradecemos e parabenizamos a Instituição AQUASIS, pelo trabalho realizado e todo empenho na conservação da espécie.

Estendemos agradecimentos a empresa Sunset Prime, na pessoa do Alexandre e toda sua equipe, por receber a equipe da AQUASIS, com tanto cuidado e ser um grande parceiro na luta pela conservação.

À APA Delta do Parnaíba, pelo apoio na ação.

À Prefeitura de Parnaíba e Empresa Santos Leão, por disponibilizar o veículo de transporte.

Ao Daniel Almeida, pelo apoio logístico.

Agradecimentos especiais ao Vitor Gabriel, Dona Ana, Corin, Nein, Irineudo, Antônio de Pádua, Senhor Geneci, Senhor Pescada e todos os pescadores, comunitários da Pedra do Sal e Bitupitá, pela grandiosa colaboração e empenho no resgate da Pintada. Sem vocês, a ação não seria o sucesso que foi.

Vida longa a Pintada e que desbrave esse estuário por muito tempo e gerando descendentes.

Viva Pintada!!!!