No dia 02 de abril, o Projeto FaunaMar teve conhecimento quanto a presença de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), no Lago Seco, em Camocim, Ceará.
Durante uma visita ao Lago, a equipe localizou o animal e com apoio de pescadores e frequentadores, conseguiu resgatar a tartaruga. A operação também contou com a participação do Resort Sun City, que deu todo o suporte necessário para a equipe e ao animal.
A tartaruga, batizada de “Sun”, em homenagem ao Resort Sun City, foi encaminhada à veterinária para avaliação de sua condição clínica. Sun apresentava bom escore corporal, ausência de tumores, cortes e amputações. Para melhor acompanhamento, foi mantida em piscina onde foram observados aspectos como a flutuabilidade, respiração e estimulada à alimentação.


“Após o acompanhamento, entendemos que Sun estava apta a ser reintroduzida no mar”, disse Carla Passos, veterinária do FaunaMar. Carla cita que esta é a quinta tartaruga encontrada no Lago Seco, que é abastecido pelas águas das chuvas e supõem-se que estes animais tenham sido colocados naquela região. “Além da Sun, já registramos tartarugas presas às redes de pesca (não intencional), tartarugas com sintomas de pneumonia e até com tumores. Diante das ocrrências, iniciaremos ações junto ao público para que, ao localizar esses animais nas praias ou no Lago Seco, o FaunaMar seja acionado para os procedimentos adequados”.
A gestora do Resort Sun City, Vanessa Rangel, comenta que participar desse momento desde o resgate da Sun até a soltura foi emocionante em todos os sentidos: a sensibilidade em conhecer a Sun e saber que contribuem para a proteção das espécies, alcançar público de todas as idades, classes e etnias no mesmo propósito e claro, a homenagem do nome da Sun, devido essa parceria. “Aqui no Sun City Resort, continuaremos de braços abertos para outras Suns que precisem de ajuda e sem dúvida para esse projeto tão importante para nosso ecossistema!”, disse Vanessa Rangel.



Para a reintrodução da tartaruga na praia das Barreiras, o FaunaMar convidou o público, que acompanhou de perto a caminhada de Sun até a água. “Saber que tantas pessoas se envolveram no resgate, contar com a participação do público e obter o sucesso de reintrodução é fantástico. Mais uma tartaruga foi salva e poderá retomar sua jornada em seu ambiente natural”, disse Kesley Paiva, coordenadora do Projeto FaunaMar, que tem parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Imagens: Rhuam Ewerton/Acervo FaunaMar.