Durante o final de semana a equipe de monitoramento do peixe-boi esteve realizando monitoramento intensivo em alguns locais de avistagem do peixe-boi, entre eles Torre de observação, Carnaubinha, além de fazer uma saída de campo ao longo do estuário.
Além disso, por meio de informações repassadas por pescadores da comunidade Fartura, a equipe foi verificar possíveis locais de encalhe da espécie. Os pescadores informaram que na Camboa dos Cavalos, devido alguns locais onde a profundidade em maré baixa chega no máximo a 1 metro, identificaram a presença de um filhote de peixe-boi em um local com grande concentração de lama e que com a ajuda de pescadores conseguiram retirar o animal do local.
A partir dessas informações a equipe foi até o local para fazer seu georreferenciamento. “É muito importante esse feed back com a comunidade, uma vez que eles são nossos olhos, pernas, braços quando não estamos em atividade. Fazem parte da equipe e se esforçam para colaborar sempre com informações, buscando cada vez a conservação da espécie”, comenta Liliana Souza.
“O animal que vimos era uma “frangote”, não era um gigantão como a gente vê, estava no local com bastante lama, mas ainda bem que conseguimos retirar ele de lá, eles são muito importantes e ajudam a nossa pesca, onde eles estão tem peixe, por isso é importante cuidar”, comenta o pescador Peba. Durante o monitoramento intensivo foram avistados um total de 8 individuos. A equipe está retomando as atividades buscando cada vez mais fortalecer as ações de conservação da espécie.