Robalo para Sempre
Projeto Robalo realiza oficina de Remoção de Barreiras
19 de maio de 2018
0

Foi realizado no dia 12 (sábado) na comunidade de Canárias, na Resex Marinha do Delta do Parnaíba, a Oficina de Remoção de Barreiras do Projeto “Robalo”. Nesta oficina estiveram presentes os pescadores das comunidades da Resex (Morro do Meio, Torto, Caiçara, Passarinho e Canárias), bem como pescadores de Pedra do Sal (Parnaíba) e representação da Colônia de pescadores de Ilha Grande Z-7, Rare, Comissão Ilha Ativa – CIA, Instituto Chico Mendes – ICMBIO, Movimento dos Pescadores e Pescadoras do Brasil- MPP, Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP. Foi um espaço para os pescadores colocarem o atual contexto da pesca da região do Delta do Parnaíba.
O objetivo principal do projeto do Robalo é construir com as comunidades de pescadores das áreas da Resex (Morro do Meio, Torto, Caiçara, Passarinho e Canárias) e APA Delta do Parnaíba (Pedra do Sal e Ilha Grande), um Acordo de Pesca.

A partir da percepção das comunidades de que há cada vez menos peixes, que há usos de apetrechos prejudiciais a conservação dos peixes e ao meio ambiente, os pescadores buscam pensar e acordar melhores práticas para evitar e até reverter essa situação.
Neste contexto, a oficina de Remoção de Barreiras teve o objetivo de levantar e avaliar o contexto local, os problemas que possam interferir para adoção de boas práticas de manejo pesqueiro, que posteriormente serão trabalhadas na construção do Acordo de Pesca. Uma vez aprovado, o objetivo é incorporar o Acordo de Pesca ao Plano de Manejo da APA do Delta do Parnaíba, podendo desta forma estabelecer restrições de áreas de uso, melhor ordenamento do território e proteção de áreas sensíveis e importantes para a manutenção da sustentabilidade da pesca no Delta.

Foram acordados como próximos passos a importância de reforçar e ampliar a participação dos pescadores, trabalhando estratégias de comunicação e o esclarecimento de dúvidas das comunidades pesqueiras envolvidas. Serão realizadas reuniões nestas comunidades, explicando a importância da construção de Acordo de Pesca para região do Delta. Venha participar da construção deste importante instrumento para reforçar e fortalecer a garantia ao território pesqueiro para as comunidades de pescadores.

A oficina foi realizada pela Rare, Comissão Ilha Ativa – CIA, Instituto Chico Mendes – ICMBio, que estão juntas na implementação do “Programa Pesca Para Sempre” na região do Delta. Inciativa que compõe um movimento global em cinco países – Belize, Brasil, Filipinas, Indonésia e Moçambique – que busca apoiar a gestão pesqueira e reduzir a sobrepesca, sendo financiado pela iniciativa “Oceanos Vibrantes” da fundação americana Bloomberg Philanthropies, que é o primeiro programa com foco simultâneo na gestão da pesca artesanal e industrial.