Institucional
Novo encalhe de peixe-boi em Luís Correia
14 de novembro de 2018
0

No último dia 06/11, um filhote de peixe-boi encalhou na região do Coqueiro em Luís Correia – Piauí. O animal foi reintroduzido pelos turistas, mas não obteve sucesso e acabou encalhando novamente. A equipe do ICMBio foi acionada e dirigir-se até o local, para tentar fazer os procedimentos necessários para uma nova reintrodução. Após tentativas, o animal foi levado para a Base Peixe-boi em Cajueiro da Praia, e ficou sob os cuidados dos biólogos do projeto Pesca Solidária, gerido pela Comissão Ilha Ativa – CIA. “Este já é o segundo encalhe de vivo de um filhote e em julho teve o encalhe de um morto, e esses dados vem causando preocupação, pois de acordo com as mudanças climáticas, fatores externos, a tendência é aumentar o número de encalhe. Acreditamos que a população tá aumentando, mas em contrapartida ela está migrando para áreas sem zona de arrebentação. Com isso vai ser necessário intensificar o monitoramento, intensificar pesquisas, para propormos estratégias de preservação para esses animais”, explica a bióloga Liliana Souza.

“O filhote recebeu o nome de Leno, e veio recebendo dura te esses 5 dias, cuidados quanto alimentação, troca de água, para ser transportado até uma Base do Cepene em Itamaracá – PE, para receber os cuidados necessários durante dois anos, até que esteja apto a retornar ao ambiente natural”,, complemente Liliana.
O nome Leno foi em homenagem ao Heleno, coordenador da Base, que tanto se dedicou a conservação dessas espécies.

Os peixes-bois são os mamíferos marinhos mais ameaçados de extincão do Brasil, estratégias de conservação são necessários para proteção da espécie.
A Comissão Ilha Ativa, por meio do Projeto Pesca Solidária, busca realizar pesquisas voltadas para peixe-boi marinho no litoral piauiense.