Nos dias 22 e 23 de agosto aconteceu em Parnaíba reunião dos diversos atores e setores que compõem o conselho de UC. O conselho é espaço de discussões e participação social com gestão da APA Delta do Parnaíba, buscando os melhores caminhos e que esses atores assumam essa gestão compartilhada com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
A referida reunião teve como principal pauta a apresentação dos resultados da Oficina Final de Elaboração do Plano de Manejo da UC, realizada em março desse ano. Os conselhos tiveram oportunidade de pontuar e sugerir possíveis ajustes sobre as normas e zoneamentos feitos por diversos setores, técnicos e grupos ouvidos no período de construção do Plano de Manejo.
Outros pontos na pauta foram: Apresentação de pesquisa, como o Projeto “Robalo” implementado pela Comissão Ilha Ativa, departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí – UFPI, ICMBio, Rare Brasil e comunidades Pesqueiras envolvidas na área do projeto, que foram: Luis Correia, Pedra do Sal, Tatus – Piauí, e as áreas da Resex Delta do Parnaíba – Morro do Meio, Torto, Caiçara, Passarinho e Canárias – Maranhão. O principal foco desse projeto foi discutir a gestão da pesca juntos aos pescadores e levantar dados de monitoramento pesqueiro nos principais portos das comunidades.
Além disso, teve-se apresentação de processos de licenciamento ambiental de projetos já instalados e a serem instalados na APA Delta do Parnaíba. O processo de licenciamento ambiental é instrumento legal principal para que os projetos e empreendimento previstos sejam feitos respeitado os diversos aspectos para um ambiente sustentavelmente equilibrado, assim causando menos de impactos negativos possíveis para sociedade.