A Comissão Ilha participou no último dia 21, do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, no litoral Piauiense.
A campanha é comemorada no mês de setembro em todo planeta, onde instituições e voluntários se mobilizam para desenvolver ações de limpeza de praias.
Dados estatísticos mostram que cerca de 80% do lixo que vai para o mar vem do continente, o que se faz necessário maior conscientização da população em relação à boa gestão e ao encaminhamento adequado dos resíduos.
No município de Cajueiro da Praia, o Dia Mundial de Limpeza de Praia foi realizado pela Base Peixe-Boi/Icmbio, Comissão Ilha Ativa, Babautur, Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia e contou ainda com o apoio da Coordenadoria de Comunicação Social do Estado do Piauí e deputado Estadual Dr. Helio, que não pouparam esforços para a realização do evento.
A atividade mobilizou cerca de 200 pessoas entre estudantes, pescadores, condutores de turismo, lavradores entre outros comunitários.
“Se todas as pessoas fizessem isso que estamos fazendo agora, o mundo seria um lugar melhor, as praias não estariam tão poluídas. Mas aqui no Piauí nós vamos cuidar do nosso litoral”, relatou o carpinteiro Alcim, que sempre apoia e participa de ações voltadas à preservação ambiental.
Segundo a bióloga da CIA Liliana Souza, o apoio do Estado é muito importante, pois quando essas ações se tornam práticas na vida da população e o poder público entende a necessidade de preservar nossos mares, rios, praias, todos nós temos a ganhar. “A ideia é trazer sempre envolver mais pessoas para que vivenciem a ação e entendam a atual situação de nossas praias e rios quanto a problemática do lixo. Quando a comunidade participa na prática da ação o efeito é imediato, pois é uma visualização do que ocorre em sua volta e é possível haver mudanças de atitudes”, relata a bióloga.
A participação de todos, principalmente as crianças em campanhas como essa é sempre um ganho, pois elas são multiplicadoras dessa vivência. Observamos crianças ensinando aos pais onde descartar o lixo, o que pode ser reciclado, o consumismo. São nossos monitores mirins em todas nossas ações”, complementa.
O material coletado será transportado para Parnaíba-PI, onde será separado conforme a categoria dos materiais e destinado corretamente.
A CIA agradece o convite e a parceira das instituições e da comunidade na participação do evento.